#EmsNews - Notícias escola mineira de segurança

Quais são as principais táticas da segurança pessoal?

Uma das primeiras orientações e táticas da segurança pessoal é ser discreta e agir preventivamente. Assim, o profissional deverá sempre evitar o combate, isso em nome da vida do protegido e da sua própria.

Esse tipo de vigilância, além de permanente estado de alerta, exige também a capacidade de reconhecimento de potenciais perigos, antes que eles venham a ocorrer. Isso é feito através de estudos do perfil psicológico e dos comportamentos de possíveis agressores.

Quer conhecer mais sobre as formas de ação e proteção dos seguranças pessoais? Então continue acompanhando esse nosso post!

A atuação dos Seguranças Pessoais

Apesar dos seguranças em grande parte das vezes andarem armados, quando o confronto é inevitável, mais vale seu bom preparo físico e treinamentos em artes marciais. Porém, nem sempre, esses profissionais devem permanecer invisíveis. Segundo especialistas, em alguns eventos públicos, é até importante que eles realmente se mostrem, como forma de aplicar uma presença intimidadora.

Em contra partida, há o exato oposto quando a escolta é de celebridades, requerendo maior sensibilidade dos profissionais para poder entender o limite entre os toques de admiradores e uma possível agressão.

As principais táticas da Segurança Pessoal

Partindo agora para as principais táticas da segurança pessoal, podemos destacar as seguintes:

Segurança sobre rodas

Durante uma tarefa de acompanhamento, muitas vezes pode haver um carro de apoio dando cobertura ao veículo que esteja transportando o cliente. Normalmente o chefe da equipe vai no banco dianteiro do passageiro, onde há visão e campo de tiro de 180 graus.

Os retrovisores dão ao motorista uma visão de 360 graus, porém, ele não poderá atirar. Já no banco traseiro vão outros dois colegas, sentados de costas um para o outro, com visão de 90 graus.

  1. Os dois veículos deverão ser blindados e idênticos, assim, há mais chances de confundir possíveis agressores;
  2. Em caso de algum ataque ao cliente, o carro de apoio enfrenta o inimigo enquanto o outro ganha tempo para poder fugir por uma rota alternativa, despistando os meliantes.

Muralha Humana

Aqui, a equipe de segurança fecha cerco estratégico em torno do cliente, blindando ele de possíveis aproximações indesejadas.

  1. Para esse tipo de ação, normalmente são usados um trio de seguranças pessoais em torno do cliente;
  2. Caso sejam surpreendidos por algum agressor, eles então formam uma barreira para poder protegê-lo;
  3. Aqui, normalmente também há um quarto segurança que se mantém afastado do grupo e da atenção do agressor. Esse vigilante poderá substituir um dos seus colegas caso seja necessário, mas também age como reforço externo.

O kit ideal do profissional

Além das táticas da segurança pessoal, também há alguns itens básicos compõem o arsenal dos profissionais, como:

  • o terno escuro costuma ser para situações formais. Caso o cliente esteja de roupas esportes, algumas vezes o segurança também se veste assim, para se misturar melhor;
  • a lanterna de mão costuma ser usada para poder fazer a checagem do perímetro, se há algo suspeito debaixo do carro ou mesmo para poder iluminar fugas;
  • a pistola calibre .380 é um dos raros modelos permitidos para a segurança pessoal. Outra opção é o calibre 38;
  • o canivete suíço é velho conhecido por suas diversas utilidades, como cortar cordas e reparos de emergência;
  • os óculos escuros reforçam a discrição do agente de segurança: não dá para ver para onde ele está olhando;
  • o rádio preso à cintura, mais o fone de ouvido, garantem a comunicação entre os colegas;
  • uma carga de munição reserva também não pode faltar. Fixada ao cinto, ela é facilmente acessada.

De maneira geral, estas são as táticas de segurança pessoal para a maior parte dos casos e formas de ação. Como pudemos ver, esse é um serviço muito complexo, que requer muito treinamento e atenção dos profissionais.

Por esse motivo, é fundamental nunca entregar a sua proteção e de seus funcionários ou familiares à qualquer empresa.

 

Fonte: GlobalSeg
Leia mais: http://www.globalsegmg.com.br/principais-taticas-da-seguranca-pessoal/

Comments are closed.